Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Terceira Igreja Batista de Marília
 Mapa para chegar: 3ª Batista de Marília
 comunidades amigas: PIB
 comunidades amigas: jovens PIB
 Marília Atlético Clube (MAC)




Blog do Ministério de Esporte 3ª Batista de Marilia
 


Mãos para os céus... comemorem, vocês são livres...

 

Em entrevista ao programa Jô Soares o jornalista Juca Kfouri criticou o que chama de proselitismo no futebol (tentar converter pessoas à uma determinada religião), ou seja, o ato de jogadores cristãos  justificar suas vitórias a ação sobrenatural de Deus. Posteriormente publicou duas matérias no jornal Folha de São Paulo, a segunda com o tema  “ Jesus é uma farsa”, tentando justificar-se devido as diversas criticas que recebera em sua caixa de e-mail e comentários no seu blog.

No blog, vários ateus manifestaram-se a favor da matéria escrita. Um até sugeriu que escrevessem na camiseta após o gol “o Kapeta é o cara” ou ainda “Deus prefere os ateus”. Interessante observarmos que em um país democrático, jornalistas se manifestam contrário à liberdade de expressão. Um colunista que cita vários sociólogos em seus artigos (mesmo ateu) deveria compreender que o evangelismo é a essência do cristianismo.

Ao observar que as atitudes dos atletas cristãos nas comemorações e entrevistas não têm como característica a ofença à outras religiões,  um jovem  postou esta mensagem

[...] De fato, somos livres para professar ou não uma fé? (seja ela qual for?). Como por dever de civilidade devemos respeitar a opção de cada um (por uma determinada religião ou pelo ateísmo). O fato de estampar "100% Jesus" ou "Cristo salva", seja lá qual for a mensagem da camiseta, é inofensivo a quem não acredita. Seria diferente se estivesse estampado "Todo ateu é idiota", "Quem não crê vai pro inferno" ou qualquer outra desse gênero. Isso seria ofensivo e intolerante, como foi aquela proposta por você (Juca). De qualquer forma, respeito sua opinião, só não concordo a maneira como foi posta. (BALERONIS)

Aliás, é impressionante como a declaração de fé incomoda aqueles que não crêem.  O fato de jogadores como o goleiro Marcos e o atacante da seleção brasileira Kaká apontarem os dedos para o céu, agradecendo por viver cada momento de glória não ofende qualquer outra religião ou ateus.

[...] a comemoração de um gol ou um título se traduz na comemoração por uma vitória de vida de cada atleta que em sua grande maioria sofreu enormes dificuldades, preconceitos, pobreza e maus tratos na infância [...] (postagem de LUIS)

Ou seja, estes gestos traduzem sentimentos particulares dos atletas, de uma fé que os permitiu superar as mais diversas dificuldades como: ambiente propício ao uso de drogas, criminalidade entre outras.

Juca ainda justifica seu ponto de vista citando jogadores que causaram certos escândalos no futebol e que professam a fé cristã, mas esquece de outros que a souberam defender dentro das quatro linhas e fora delas, entre eles: os pastores Gilmar (esposo da Aline Barros) e Paulo Sérgio, os ex-jogadores César Sampaio e Jorginho (auxiliar técnico da seleção brasileira) e atualmente o jogador Kaká do Real Madrid, entre tantos 

O jornalista ao falar que não seria cristão por causa dos que provocam escândalos não compatíveis com a fé que professam, demonstra que conhece muito pouco dos preceitos da fé que critica, uma vez que os sentimentos e atitudes que compõem nosso modo de vida se voltam para a essência do amor, que se faz presente através do perdão, da mansidão, humildade e muitos outros adjetivos que foram descritos no primeiro livro de Corintios no capítulo 13 (BIBLIA SAGRADA).

De qualquer forma, ele nos lembra que os olhos do mundo estão voltados para aqueles que seguem os preceitos do Senhor, esperando um só erro para acusá-los. Enquanto apontam o dedo para nós, para nos julgar, continuamos a apontar não só nossos dedos, mas também nosso coração aos céus em gratidão por tudo que Ele nos tem dado e pelo que ainda vai fazer em nossas vidas.

 

Fábio Borges

Membro da 3ª Batista de Marília e colaborador do Blog do Ministério de Esportes

 

 



Escrito por 3batistaesporte às 15h27
[] [envie esta mensagem
] []







Escrito por 3batistaesporte às 20h05
[] [envie esta mensagem
] []





Olá pessoal

Sejam bem vindos ao Blog do Ministério de Esportes da 3ª Igreja Batista de Marília

Este é um espaço para notícias referentes ao esporte inclusive da região de Marília e algumas reflexões  tendo sempre como tema o esporte.Também será um espaço de matérias sobre o esporte praticado em nossa comunidade (olimpiadas de Cristo, torneios internos, fotos, discussões da galera, etc.). Enfim este espaço é da comunidade e seus objetivos só terão exitos com a sua participação.

fiquem atentos

um abraço

Ministério de Esportes 3ª Batista



Escrito por 3batistaesporte às 19h45
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]